domingo, 17 de fevereiro de 2013

Poesia Haiku

HAIKU

Breve composição poética, de origem japonesa (também chamada hokku, haikai ou haicai) que se funda nas relações profundas entre homem e natureza; e obecede à estrutura formal de 17 sílabas ou fonemas, distribuídos em 3 versos. O fundamento filosófico do haiku é po preceito budista de que tudo neste mundo é transitório e que o importante é sabermo-nos feitos de mudanças contínuas como a natureza e as estações (primavera, verão, outono e inverno).


 

 
 

POESIA HAIKU

sol no areal
mar azul translúcido
nuvens ausentes

 
 
Gilberta Rodrigues
 

 


3 comentários:

  1. Olá Gilberta!

    Sabe como aprecio a poesia haiku, pela sua sobriedade e elegância.
    Foi um prazer visitar o seu blogue e deparar-me com tão belos poemas...

    Beijinho com carinho!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada amiga Cristina Cebola, na verdade este blogue anda descuidado,pois quando o fiz tinha como objetivo o registo dos comentários dos livros que este grupo de TERTULIANTES DE LEITURA FAZIAM.No entanto o grupo diluíu-se,e estamos sem comentários das nossas leituras.Então vou publicando alguns poemas de pessoas amigas e alguns Haikus feitos por mim. Gostaria de ver aqui um poema seu. Beijinhos. Gilberta Rodrigues

      Excluir
  2. Querida Gilberta, vim agradecer a visita e deparo-me com a sua mensagem. Terei muito gosto em que publique poemas meus, sinta-se à vontade pois para mim será um privilégio.

    Beijinho e resto de boa semana!!

    ResponderExcluir